História do Grupo dos Acólitos


O que é o grupo dos acólitos?

O grupo dos acólitos é responsável pelo serviço ao altar, auxiliando o bispo, padre, diácono ou outro presidente, bem como os demais ministros, na liturgia. Ainda se necessário, os acólitos distribuem a comunhão, fazem a purificação dos vasos, podem expor o Santíssimo Sacramento (mas não dar a Benção) e realizar outras funções que contribuem para a boa execução dos ritos.

Os acólitos são servidores de Cristo, e desta maneira da comunidade, dentro da paróquia, sempre dispostos a auxiliar os ministros na missão confiada por Jesus.

Desde a criação da paróquia, em 2000, por Dom Serafim, o grupo dos acólitos trabalha para a comunidade. Naquela época o grupo era pouco organizado, mas com o tempo cresceu em estrutura, formação e espiritualidade.

No processo de amadurecimento a presença do Pe. Gouveia, na época ainda seminarista, foi de muita importância, pois trabalhou juntamente com os acólitos aprofundando nossa fé espiritualidade, tornando-se - em alguma medida - uma pastoral de referência para os jovens da paróquia.

Hoje em dia a pastoral segue disposta ao serviço constante à liturgia e à comunidade, em um encontro com o mistério celebrado marcado pelo trabalho sincero, pelo estudo da liturgia e pela formação pastoral.

Histórico do grupo.

A pastoral dos acólitos foi no ano de 2000, juntamente com a criação da paróquia.

No inicio o trabalho era ainda pouco lapidado, e os membros não possuíam consciência do ministério. Com o desenvolvimento do grupo, e com o aprofundamento da fé, a pastoral foi tomando corpo e se organizando, até que em meados de 2004/2005 a primeira coordenação foi eleita pelo grupo. Neste primeiro contexto, o Marcus Vinicius assumiu como coordenador.

A pastoral foi se solidificando e trabalhando os seu ministério junto aos jovens da paróquia. O grupo sempre se integrou aos momentos importantes da paróquia, bem como realizou diversas atividades particulares de destaque como viagens de peregrinação, participação de encontros da juventude (diocesanos e forâneos), confraternizações, festas da pastoral, celebrações de renovação do ministério, formações e retiros.

Muitos jovens que antigamente participaram do grupo hoje estão engajados em vários outros serviços dentro da paróquia, seguindo o seu caminho na comunidade. Da mesma maneira, muitos outros iniciam sua caminhada como acólitos para ter um contato mais intimo com a Igreja, com Cristo e com a comunidade.

O grupo dos acólitos é um dos grupos que compõe a Pastoral Litúrgica e trabalha em conjunto com as outras equipes e com as pastorais catequéticas, principalmente pelo elemento mistagógico que possuem. Atualmente a pastoral se renova, buscando um aprofundamento maior nos mistérios de cristo e também uma visão madura e consciente do ministério exercido.

Como funciona os acólitos?

O grupo dos acólitos está inserido dentro da dinâmica da pastoral litúrgica e é coordenado por duas pessoas.

O serviço dos ministros é realizado nas celebrações da comunidade paroquial, em horários e locais estabelecidos na escala. Os membros recebem a divisão do serviço e das celebrações antecipadamente e são coordenados pelos "mestres das celebrações litúrgicas".

As reuniões mensais ocorrem no quarto domingo do mês. Neste encontro são tratados temas práticos do grupo, realizam-se formações, vivencias e laboratórios litúrgicos. As reuniões também trazem a partilha sobre a vida paroquial, os eventos, as decisões do Conselho Pastoral Paroquial e os demais encaminhamentos. 

Coordenadores desde 2000.

A pastoral dos acólitos permaneceu, por muito tempo, ausente de coordenação, pois o grupo era diretamente articulado pelo Pe. Joel Roberto e pelo Pe. Gouveia (na época, seminarista).

Após um período de formação e de organização, o primeiro coordenador foi nomeado:

Marcus Vinícius Duarte Teixeira
O Marcus foi coordenador sozinho durante alguns anos. Após uma decisão do grupo, ele contou com o auxilio da Daniela como vice-coordenadora. Logo depois, o Marcus deixou o grupo e a vice assumiu a coordenação.

Daniela Rosa de Mendonça e Silva
Após a saída do Marcus da coordenação do grupo, a função de coordenadora passou para a Daniela que contou com a colaboração da Fabiana Mata como vice. Esta coordenação durou de setembro de 2006 a setembro de 2007.

Fabiana Mata da Silva
Foi vice-coordenadora, juntamente com a Daniela, na coordenação de 2006 à 2007, por motivos de estudo a Fabiana teve que se retirar da coordenação. Neste período a Lucélia assumiu a vice-coordenação.

Lucélia Pinheiro Paula
Assumiu a vice-coordenação, juntamente com a Daniela, após a saída da Fabiana. Logo depois, em Março de 2008, foi eleita coordenadora, substituindo a Daniela.

Emídio Junio de Souza Siqueira
Assumiu juntamente com a Lucélia, em Março de 2008, a vice-coordenação do grupo. Se manteve nesta função até meados de agosto quando o posto foi assumido pelo Erivaldo.

Erivaldo Campos de Sousa                    
Em agosto de 2008 assumiu a vice-coordenação, com a saída do Emídio, e trabalhou, juntamente com a Lucélia, até o ano de 2009, onde assumiu a coordenação.

Andreza dos Santos
Vice-coordenadora em 2009, juntamente com o Erivaldo, trabalhou na coordenação até o final deste mesmo ano quando pediu o afastamento da pastoral. Neste período a coordenação foi exercida somente pelo Erivaldo.

Karina de Freitas Santos
Vice-coordenadora desde maio de 2010, quando assumiu a coordenação junto com o Daniel. Ficou à frente do grupo até o inicio de 2011 quando, por motivos pessoais, precisou se desligar.

Vinicius de Souza Silva
Assumiu a vice-coordenação da pastoral em 2011, com a saída da Karina. Construiu junto com o Daniel, em seu período de coordenação, o conceito de coordenação compartilhada. Apos um longo período de serviço deixou a coordenação em 2014.

Mateus Campos Rodrigues

Assumiu a coordenação em 2014, após a saída do Vinícius. Trabalhou com afinco na coordenação até junho de 2015, período no qual deixou a função por diversos motivos pessoais e pastorais.

Bárbara Brito França

Entrou para a coordenação no final de 2014, com o afastamento do Daniel para atividade de intercâmbio e com a instauração da coordenação tripla. Após o desligamento do Mateus a coordenação voltou a ser compartilhada entre dois membros. Permaneceu na coordenação, junto com o Daniel, até o ano de 2017.

Luiz Henrique Cardoso de Oliveira
Assumiu a coordenação em fevereiro de 2018, após a saída da Bárbara. Atualmente exerce a coordenação compartilhada junto com o Daniel.

Daniel Felipe Couto Vieira Silva
Coordenador desde maio de 2010, assumiu a pastoral após a saída do Erivaldo e está à frente da pastoral desde então. Esteve afastado do serviço de coordenador nos meses de fevereiro e março de 2015 para uma atividade de intercâmbio. Junto como Luiz Henrique é o atual coordenador da Pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentario!