domingo, 5 de fevereiro de 2012

9º dia da Novena

 

A casa construída sobre a rocha

(Mt 7,25)

Quero falar com vocês esta noite sobre uma grande descoberta a Respeito do matrimônio. Assim com DEUS inicia-se com a letra “D” o matrimônio tem três “Ds” para nos mostrar a grandiosidade deste dom.

O primeiro “D” refere-se ao fato de que Deus DETERMINOU o matrimônio. Não é bom que o homem esteja só.

Você pode viver solteiro e feliz? Claro que pode, mas tem um preço para isso. Não terá a cumplicidade experimentada apenas por aqueles que tem uma vida matrimônial. Quem é casado sabe, nenhum outro relacionamento pode substituir com precisão o casamento. Nenhuma amizade, nenhum animalzinho de estimação, nem mesmo a relação com nossos filhos é capaz de substituir o relacionamento com nosso cônjuge. Ainda assim, alguém pode ser feliz? Pode, volto a afirmar, mas tem um preço a pagar. Infelizmente o que se percebe é que muitas pessoas querem ter a liberdade de uma vida de solteiro com os privilégios de uma vida de casado.

O segundo “D” a que Deus DEFINIU o matrimônio: Monogâmico, heterossexual e vitalício.

Quando Deus definiu o matrimônio, Ele o fez com conhecimento de causa. Ele nos criou e sabe como funcionamos. Deus definiu da seguinte forma: o matrimônio é monogâmico. O que é uma benção. Deus também definiu o matrimônio como heterossexual. Ou seja, Deus nos revela que a graça matrimonial se dá entre um homem e uma mulher. A procriação só é possível com a junção de um homem e uma mulher, fora disso é impossível, por vias naturais.Outra definição de Deus para o matrimônio é que ele deve ser vitalício. Tenho uma notícia sobre este tópico. Deus não estava mentindo quando afirmou isto. Quando Deus diz que o matrimônio é para a vida toda, é exatamente isso que Ele quer dizer. Para a vida toda. Não importa se seu matrimônio não vai bem; é para a vida toda. Não importa se você não ama mais; é para a vida toda. Não importa se você está gostando de outra pessoa; é para a vida toda. Querido, o casamento é v-i-t-a-l-i-c-i-o. Não importa se não ama mais, busque a Deus e volte a amar. Deus é a fonte da felicidade, então recorra a Ele, busque, chore, implore. Deus está pronto para salvar o seu matrimônio. E como o matrimônio é uma realidade espiritual, você só o salvará espiritualmente.

E o terceiro “D” a que Deus DEFENDEU o matrimônio. O que Deus uniu que não separe o homem.

O Senhor Jesus foi argüido a respeito do divórcio. Perceba que este é um assunto que em todas as eras chamou a atenção de todos. Como Jesus era revolucionário em muitas áreas, talvez alguém quisesse uma palavra de liberalidade de Cristo quanto à questão do divórcio e novo casamento. Vejamos: Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer? Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu. Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la? Jesus respondeu-lhes: É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério. Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar! Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. ... Quem puder compreender, compreenda. (Mt 19, 3-12)

Jesus defendeu o seu matrimônio. E sabe de quem Jesus o defendeu? De você mesmo. Deus conhece sua realidade, Ele sabe quão difícil é para você permanecer casado com este homem ou com esta mulher, mas Ele também sabe que você tentou a exaustão de maneira errada. Assim, se você quer de fato ter um matrimônio pleno, feliz, use a ferramenta certa. Lembre-se, o matrimônio é antes de tudo uma experiência espiritual. Assim, para salvar seu lar, sua família, seus filhos, seu matrimônio, só há um caminho: Deus!

Encontramos nesses três “Ds” o idealizador do que hoje chamamos de matrimônio. Perceba que esta instituição tem origem celeste e assim ela não pode estar errada. O problema que hoje se vê é que embora todos saibam que Deus criou o matrimônio de maneira geral, ele não anda tão bem quanto poderia estar. Quatro em cada dez casamentos acabam em divórcio. E dos seis restantes, uma pesquisa revelou que cerca de 80% não podem declarar-se satisfeitos com o matrimônio.

Mas se tudo saiu da mente de Deus, se foi Deus quem determinou, definiu e defendeu o matrimônio, então por que tão poucas pessoas são felizes nele? Acredito que você saiba a resposta. Tudo que Deus criou nós manchamos com o pecado. Pode ter certeza, se algo não dá certo é porque tem a mão humana em algum momento do processo.Entenda, se o matrimônio é idéia de Deus, então o matrimônio é algo muito mais relacionado com o espírito do que com a carne. O matrimônio é antes de tudo uma experiência espiritual, depois emocional e só então carnal. Geralmente a ordem é invertida e aquilo que deveria ser uma benção, passa a ser uma maldição. Todas as vezes que invertermos o que é prioritário no casamento, ele estará fadado ao fracasso.

Assim, o problema do seu matrimonio não é a falta de comunicação, não é a traição, não é a violência, nem a indiferença. Todas essas coisas são o resultado de um problema maior. Seu problema é estar longe de Deus. E cada segundo sem Deus é uma chance para o inimigo dEle entrar na sua casa, na sua vida e destruir tudo o que você construiu com tanto esforço.

Existem casamentos completamente destruídos para os quais qualquer um de nós diria que o melhor seria a separação, mas que decididos a darem uma chance para Deus obtiveram um final diferente e feliz. Vejam, eles não deram mais uma chance a eles mesmos, isso eles já haviam feito inúmeras vezes, mas sem sucesso. Porém, quando de fato deram uma chance ao autor do casamento, tudo mudou.

É simples. Se você precisa restaurar algo que estragou, como uma escultura, uma pintura, ou mesmo um carro, o ideal é que você faça com quem o fez ou fabricou. Se seu matrimônio, hoje, vive em crise, quero dizer que esta novena foi criada no coração de Deus para que você conseguisse enxergar que o seu caso, a sua história, seu matrimônio tem solução. Mas também só tem um caminho: Deus. Não há outro, não há outra saída. Por isso é que você precisa estudar a Bíblia. É por isso que hoje não quero que faça nenhuma promessa de melhora, de mudança de comportamento, a não ser um posicionamento espiritual. Estou falando de dar uma chance ao criador do matrimônio. Nunca vi qualquer casal que tenha verdadeiramente buscado a Deus se separar.

clip_image002

E você que está querendo viver o dom e a graça sacramental do matrimônio, comece agora a buscar um namoro santo, ou seja, deixe Deus fazer parte do seu namoro, não significa somente frequentar a igreja, com ele ou com ela, é muito mais que isso,

é começar a cultivar na sua fase de namoro, tudo isso que foi ensinado aqui durante estes nove dias. Fazendo assim, o AUTOR do MATRIMÔNIO estárá sempre com vocês e como diz o ditado: “TUDO QUE COMEÇA BEM, TERMINA BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentario!